Estratégia de UX e design de uma plataforma de receitas com produtos Nestlé, planejada em parceira com o Google Brasil

Meu papel
Gestão de um time de 3 designers. Planejamento das features. Prototipação e design de interface.
header image

A principal funcionalidade era a utilização da tecnologia de reconhecimento de voz 🎙️ (Google Cloud Speech API) para controlar os videos durante o preparo das receitas.

Além disso, foi necessário organizar o conteúdo prévio da Nestlé, desenvolver a navegação, busca, funcionalidades extras para clientes e garantir o design responsivo do portal.

Um desafio do design responsivo nesse tipo de projeto é garantir a usabilidade e acesso a todas funcionalidades de uma interface complexa, independente de onde ela é exibida

Interação e iteração

No início do projeto, meu papel foi prototipar as principais funcionalidades. Tinhamos muitas dúvidas como o player de vídeo de receitas poderia ser utilizado de maneira fácil tanto num laptop como num smartphone.

Minha inspiração para essa funcionalidade foi a solução de interface controlada por voz de video-games 🎮

Interface do player de receitas com as suas principais variações

Com o protótipo em mãos, o próximo passo seria negociar com o cliente a execução de um teste de usabilidade 🧪 utilizando a tecnologia, bem como desenvolver as funcionalidades restantes do portal e estruturar linguagem visual dos elementos de interação.

Diversas funcionalidades foram inseridas no projeto durante o seu desenvolvimento como: lista de compras, filtros, agendamento e recomendação de receitas e comentários
O aumento de engajamento de clientes era uma expectativa no início do projeto

Obstáculos

O projeto foi cancelado ❌ pelo cliente após alguns meses.

1. Aumento do escopo

Por um lado, as funcionalidades solicitadas foram se tornando complexas ao longo do tempo, o que acarretou um aumento de orçamento que tornou o projeto inviável.

2. Problemas com a funcionalidade principal

Ao preparar uma receita, a distância do microfone tornava difícil o sucesso dessa solução

A ideia inicial era que as pessoas utilizassem o player de video para preparar receitas sem tocar no dispositivo (já que as mãos se sujam durante o preparo). Para tanto, o controle por voz era essencial.

Sem a possibilidade de realizar pesquisas iniciais, testamos internamente a capacidade de dispositivos de identificar a voz e reconhecer o que a pessoa que usa o portal falava.

Enquanto dispositivos mais robustos como laptops conseguiam captar a voz e reconhecer os comandos da maneira correta, dispositivos menores, como tablets e smartphones falhavam nessa tarefa, o que tornava o player de receitas inviável tecnologicamente.

Créditos

O projeto era muito interessante porque a Nestlé tem uma base extensa de receitas em vídeo e texto utilizando seus produtos. A tecnologia proposta pelo Google também era inovadora na época.

Meu papel nesse projeto foi prototipar as principais funcionalidades, negociar pesquisas com o cliente e, após algum tempo, gerenciar uma pequena equipe para prototipar e iterar algumas funcionalidades sugeridas.