Design e lançamento de um serviço de previdência privada totalmente digital

Meu papel
Gestão de um time de design de 3 pessoas. Gestão de branding. Pesquisa com usuários e prototipação.
Resultados
Lançamento do produto completo em 8 meses. Validação da experiência de uso do produto.
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Ciclic é uma startup fundada por duas grandes empresas do ramo de seguridade. Neste projeto, nosso objetivo foi lançar um serviço de previdência privada utilizando os produtos da BBSeguridade com uma experiência inovadora, via aplicativo e website.

Eu atuei como líder de design, contratando e mentorando o time, gerenciando stakeholder, além de participar de pesquisas, estratégia de conteúdo, workshops e prototipar algumas interações.

Processo

A marca era um ponto importante desse projeto, já que previdência privada é um tema de pouco interesse do público-alvo da empresa. A escolha do nome, identidade visual e posicionamento foram os primeiros passos do projeto.

Trabalhar o hábito de poupar para realizar sonhos ao invés de se aposentar foi a base do desenvolvimento da marca.

A marca tinha o objetivo de ser moderna, amigável e inspiradora

Exploramos então a aquisição de clientes e dois problemas surgiram: como simular um investimento e como explicar a evolução da previdência privada.

Para decidir investir, é normal que as pessoas queiram saber qual a possibilidade de rendimento daquele investimento. Ao mesmo tempo, a partir de pesquisas, encontramos diferentes modelos mentais para trabalhar:

Após os testes iniciais de usabilidade, chegamos num modelo de simulação que atende todos esses casos.

A contratação poderia ser feita pelo aplicativo ou pelo website. Em ambos canais, era necessário escolher um 'sonho' para começar a poupar

Diferente de outros fundos, a previdência privada tem características complexas:

  1. Apenas após certo tempo guardando dinheiro, o cliente tem possibilidade de sacar
  2. Após um tempo ainda maior o imposto é reduzido e a rentabilidade aumenta

A maneira que encontramos para explicar essa diferença, ao mesmo tempo que reforçamos atributos da marca, foi utilizando um elemento de interação específico: um slider circular.

O ciclo remete a marca e permite que o cliente experimente e planeje o rendimento da sua previdência

Só com o produto funcionando pudemos explorar a experiência de quem se torna cliente após o primeiro aporte. Por esse motivo, decidimos realizar testes de usabilidade e de valor em que, além da recompensa, os clientes recebiam uma quantia de dinheiro para investir em previdência privada.

Na área logada, os sonhos poderiam ter diversos estados como 'ativo', 'aguardando pagamento', 'novo sonho' ou mesmo 'cancelado'
O extrato, além de uma linha do tempo, estava preparado para falhas do sistema e receber notificações de incentivo

Criamos uma estratégia de conteúdo para que o website funcionasse como suporte às dúvidas que não podem ser resolvidas pela interface e ajudassem a tornar simples um produto tão complexo.

O conteúdo do website e aplicativo tinha a função de conquistar novos clientes, tirar dúvidas de quem se interessava pelo produto e aprofundar os conhecimentos em previdência para clientes recorrentes

Exploramos também a comunicação do produto para contextos específicos com testes A/B. Enquanto algumas pessoas queriam guardar dinheiro indefinidamente, outras buscavam uma maneira de juntar para um objetivo específico.

Previdência privada poderia ser vendida como um bom investimento, um passo a passo para conquistar sonhos ou ainda como uma maneira segura de se preparar para o futuro

Resultado

Ciclic foi um produto interessante e fácil de usar. Percebemos isso logo após o lançamento pelos relatos dos próprios usuários.

Porém, com os testes de valor encontramos indícios de que o serviço da Ciclic não resolvia um problema do nosso público-alvo: Ter um bom rendimento quando comparamos com outros modelos de investimento. A previdência privada tem um desempenho melhor do que a poupança comum, mas inferior a outros modelos de investimento comuns na época.

Mesmo sendo melhor do que a poupança, os clientes ainda preferiam investimentos mais simples e rentáveis

Por isso, algum tempo depois o produto foi descontinuado e a empresa investiu em outras modalidades de seguro.